quarta-feira, 18 de maio de 2016

Menina pode sim!

Hoje a Antônia comentou que haviam assistido na escola o filme procurando Nemo. "Eu gosto um pouco desse filme, mamãe." Até aí, tudo normal. Então veio o seguinte comentário: "Você sabia mamãe que o filme Carros é de meninos, que o Nemo é de meninos e que o Toy Storie é de meninos? Por isso as meninas só podem gostar um pouco deles". Meu alerta máximo de que alguém havia tido um papo machista com minha pequena de 5 anos piscou e gritou em volume máximo. "É mesmo filha, e quem falou isso pra você? ". A resposta foi imediata: "o fulaninho mãe, meu colega".
Eu respirei e pensei na melhor resposta para dar a ela, uma resposta que fizesse com que ela entendesse que essa história de que princesas são só para meninas e que personagens corajosos, valentes, rápidos e infinitamente mais divertidos e engraçados são só para os meninos estava completamente errada. "Olha filha, eu acho que todos esses filmes que você falou são para qualquer criança que goste de histórias divertidas, engraçadas e que falem de amizade. E alguém dizer que menina não pode gostar desse tipo de filme, não tem nada a ver. Menina também é VALENTE, CORAJOSA, RÁPIDA, ESPERTA E INTELIGENTE, você não acha?" Ela me olhou com um ar de satisfação, de quem havia sido liberada de um castigo ou de uma sentença de uma semana sem doce e soltou: "Claro mamãe! Eu adoro o Nemo, os Carros e o Toy Storie. E gosto das princesas também!" Senti que era exatamente isso que ela queria ouvir.
Mesmo falando todos os dias para a minha filha que ela pode fazer e ser o que ela quiser, que ela é uma menina forte, que ela é destemida, que ela é corajosa, há quem consiga tentar balançar essas estruturas e esses valores. Ainda que a pessoa em questão seja um coleguinha de 5 anos, um menino que ainda esta sendo guiado por parâmetros muito restritos e ultrapassados de o que é correto para meninas e o que é correto para meninos.
Minha pequena é VALENTE, CORAJOSA, FORTE, MEIGA, INTELIGENTE, RÁPIDA, GENTIL, uma LÍDER NATA . Gosta de rosa, roxo, princesas e bonecas, carrinhos e bicicleta, voa solta em um patinete e corre léguas à frente da maioria dos meninos na aula de educação física. Ela é o que ela quiser ser, porque menina pode sim! E será sempre!
Que as mães de meninas possam sempre dizer às suas princesas o quanto elas têm valor, o quanto são corajosas, espertas, valentes e fortes. E que as mães de meninos ensinem aos seus filhos que essas são qualidades admiráveis e esperadas em qualquer pessoa, inclusive nas mulheres. Nós mães  temos a missão de criarmos filhos que transformem o mundo em um lugar melhor, mais justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Mosaico

 A ideia de mosaico me agrada Cacos e pedaços do que um dia já foi inteiro Formando uma nova versão daquilo que um dia foi quebrado Mas aind...